Ecomuseu

Ecomuseu-LanhesesGuia do Ecomuseu

O Projeto de Ecomuseu pretende apelar à visita do património construído e natural da Freguesia num trajeto que atualmente possui 17 pontos de interesse e se estende por 4500 metros.

Ecomuseu-Lanheses-mapaPercurso do Ecomuseu de Lanheses EcomuseuLargo da Seara, estação do Ecomuseu

Neste conceito os objetos museológicos podem ser apreciados em contexto ou na sua envolve ecológica, adquirindo um significado mais ligado do real.

No percurso, que pode ser efetuado a pé ou de bicicleta, o visitante é convidado a usufruir de um conjunto variado de marcas do passado, tradições e atividades humanas relevantes.

O antigo edifício da Escola Primária, atualmente sede da Junta de Freguesia, é o ponto de partida do Ecomuseu. Durante o horário de expediente estão disponíveis, para visita, o Núcleo Museológico, dedicado à cerâmica e olaria de Lanheses e às embarcações do Lima, e a exposição fotográfica permanente “Memórias de Lanheses”. Também podem ser visionados dois documentários: “Lanhezes, o barco – história da construção de um água-arriba” e “Cerâmica e olaria de Lanheses – testemunhos e marcas do passado”.

A visita ao Ecomuseu deve ser acompanhada de brochura interpretativa, que inclui mapa do percurso, e pode ser solicitada na sede da Junta de Freguesia