Extensão de saúde de Lanheses vai dispor de viatura para atendimento ao domicílio

Em contagem decrescente para a reabertura da Extensão de Saúde de Lanheses, ultimam-se os pormenores de modo a garantir a segurança dos utentes e dos profissionais e a melhor prestação de cuidados de saúde primários.

Para verificar o andamento dos trabalhos, o Vereador do Município de Viana do Castelo, Ricardo Rego, e o Presidente da Junta de Freguesia, Filipe Rocha, estiveram no dia 23 de outubro no edifício onde puderam constatar, junto dos profissionais, os avanços e constrangimentos.
Durante o período em que esteve encerrado, o edifício serviu de plataforma de armazenamento e distribuição de diversos equipamentos de higiene e saúde. Neste momento está liberto desses equipamentos e em fase de higienização e adequação às novas exigências, determinadas pela pandemia de COVID19, e que terão de ser certificadas pelo Delegado de Saúde Coordenador da ULSAM.

SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE REFORÇADO
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Junta de Freguesia, estabeleceu um protocolo com a ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho) que viabilizou a reabertura da Extensão de Saúde e o seu funcionamento de forma ininterrupta.
De modo a garantir o melhor funcionamento da Extensão de Saúde, nesta época excecional, o Município e a Junta de Freguesia garantiram o reforço do serviço com uma Assistente Operacional e vão disponibilizar uma viatura para a prestação de cuidados de saúde ao domicílio, que evitará deslocações dos mais debilitados à Extensão e assegurará, simultaneamente, acesso ao atendimento e diminuição do risco de contágio pelo coronavírus.
Acompanhando a grande preocupação, repetidamente manifestada pela Junta de Freguesia de Lanheses, o Município e a ULSAM manifestam o maior interesse em garantir a retoma da prestação de cuidados de saúde de proximidade, ultrapassando os constrangimentos da deslocação ao Centro de Saúde de Viana do Castelo que, por medo de contágio, dificuldade física ou de acesso a marcação, afastaram durante muito tempo os lanhesenses dos cuidados de saúde.