Espaços verdes

Num ambiente rural os espaços verdes constituem pontos de encontro e de destaque de tradições ou características específicas da comunidade.

ParqueVerde

Dos espaços verdes da freguesia o mais recente e mais emblemático, fruto das suas dimensões e riqueza ambiental, é o Parque Verde.

ParqueVerde2Parque Verde de Lanheses e perspetiva do espantalho, símbolo do espaço. Este espaço, inaugurado em 2007, destina-se à prática de atividades lúdicas e desportivas.  Localiza-se entre um ecossistema tipicamente fluvial e um ecossistema de cariz lacustre, integra uma zona de apreciável biodiversidade, onde flora e fauna partilham com o visitante ambiente de excelente qualidade.

Nas imediações é possível visitar a ponte de Linhares sobre o regato do “olho”, no Caminho de Santiago, mantém um dos arcos cuja construção remonta, possivelmente, ao século XV ou XVI. Era um ponto importante de acesso ao rio Lima, na direcção do sítio da passagem, permitindo o acesso à ligação, por barco, entre as duas margens, mas também dos carros de bois que carregavam produtos como telhas, tijolos, loiças e madeiras para os transportes fluviais.
O rei D. José I mandou-a reconstruir, dada a influência de D. Frei Sebastião d’Abreu Pereira de Castro, irmão do 8º Conde do Paço de Lanheses e só perdeu funcionalidade após a construção da Avenida do Rio Lima, na década de 40 do séc. XX.

(in. brochura “Ecomuseu de Lanheses”, abril 2011)

PonteLinharesPonte de Linhares