Auditório Gabriel Gonçalves

Inaugurado a 14 de junho de 2013, o espaço resulta da conversão de duas salas da antiga escola primária e da necessidade de constituir um espaço polivalente ao serviço de toda a comunidade.

Auditorio-Gabriel-GoncalvesAuditório Gabriel Gonçalves

O auditório acomoda 80 pessoas sentadas e está particularmente vocacionado para reuniões alargadas, teatro e espetáculos de variedades, podendo também ser utilizado para ações de formação e colóquios.

O nome do auditório resulta da iniciativa da Junta de Freguesia, que decidiu propor à Assembleia de Freguesia, em junho de 2012, homenagear, desta forma, Gabriel Gonçalves.

“Manuel António Gabriel Gonçalves concluiu a sua ímpar e profícua carreira docente com a categoria de Inspetor do Ensino, mas foi na qualidade de Diretor e, principalmente, de Professor da Escola Primária de Lanheses que mais se notabilizou e ganhou o respeito e a admiração que ainda perduram no seio da população na nossa Freguesia.
O senhor professor Gabriel, como ainda hoje é evocado por alguns dos muitos lanhesenses que tiveram o privilégio de aprender com ele, desenvolveu a par da sua meritória ação pedagógica, uma atividade cultural e cívica de grande valor patrimonial e cultural para esta freguesia no campo da historiografia, património e costumes, da etnografia e do teatro locais na qualidade de autor e encenador, na recolha e compilação de músicas e canções populares e na criação de obras literárias que fazem dele a principal figura do meio com obra reconhecida.

Não sendo natural de Lanheses o senhor Inspetor Gabriel Gonçalves cedo lançou aqui as suas raízes e criou família, aprendendo a amar esta terra e a trabalhar para o seu prestígio e engrandecimento, pelo que a Assembleia de Freguesia de Lanheses presta a justa homenagem a que tem direito, sabendo que interpreta o sentir da população que representa, atribuindo o seu nome ao auditório instalado no edifício da antiga Escola Primária (atual sede da Junta de Freguesia).”

Texto elaborado em parceria com Remígio Costa e apresentado à Assembleia de Freguesia de Lanheses em 30 de Junho de 2012