Festas e romarias

Santo Antão

Festa Sto Antao Fonte-DolethesFesta Sto Antao (Fonte-Dolethes)A festa em honra de Santo Antão realiza-se em maio, quarenta dias após a Páscoa.

Sendo advogado dos animais, ao recinto da capela de Santo Antão acudiam, no passado, pela mão dos seus donos dezenas de animais domésticos, principalmente de raça bovina, cuidadosamente enfeitados com laços e flores, para receberem bênçãos e proteção futura.

Atualmente, são raros os animais que ali são conduzidos e a festa adquiriu notabilidade pela tradicional tasca onde é servido o sarapatel e o cabrito à Serra d’Arga.

São João

S. Joao FONTE-DolethesS. João (Fonte - Dolethes)Festeja-se no largo de S. João, no dia 24 de junho ou no fim de semana mais próximo.

Caracterizam-se pelas marchas populares, a sardinhada e as concertinas.

Senhor do Cruzeiro e das Necessidades

thumb Sr. Cruzeiro - Fonte-DolethesSr. Cruzeiro (Fonte - Dolethes)A principal romaria da freguesia realiza-se no 4º fim de semana do mês de julho, dedicada à veneração do Senhor Crucificado, cuja imagem se encontra em capela cuja fachada apresenta vários elementos relacionados com a paixão de Cristo.

Num vasto programa, destaca-se a imponente procissão que integra vários quadros representados por dezenas de jovens figurantes e andores levados em ombros pelos mordomos e seguidos pelas mordomas em trajes tradicionais minhotos.

Também muito apreciadas, são diversas as atividades de animação próprias dos arraiais minhotos.

Festa no Milheiral

A festa, de caráter lúdico-cultural, é dinamizada pela Junta de Freguesia no final do mês de agosto ou início de setembro, quando o enquadramento é feito pelos viçosos milheirais da veiga de Lanheses.

Realiza-se no Parque Verde, espaço que inaugurado em 2007, que integra uma zona de apreciável biodiversidade e uma paisagem de excelente qualidade, motivos pelos quais as famílias e os grupos o elegeram como local convívio e repouso.

Tendo como ponto de partida um pic-nic, a festa faz-se com atividades lúdicas, culturais, desportivas, de interpretação histórica e ambiental, que se sucedem durante toda a tarde até à noite.

Tem ganho espaço e relevo pelas suas características peculiares mas também porque constitui ponto de encontro e despedida entre veraneantes, emigrantes e residentes, que ali se despedem por um ano.