Mensagem de boas vindas

Mensagem do presidente

Caros (as) visitantes;

Os Autarcas de Lanheses sentem-se honrados com a sua visita virtual a esta nossa terra.

Lanheses trata-se de um Freguesia, com história e tradição, que foi vila e sede de concelho, entre 1793 e 1836. Desde então, nunca mais deixou de ser considerada como um centro de desenvolvimento local face à sua área geográfica de influência. Temos um tecido empresarial fortemente marcado pelo comércio, que se concentra sobretudo no Centro Cívico, mas também temos o Parque Empresarial onde estão instaladas diversas empresas locais e multinacionais.

A Freguesia está dotada de importantes serviços, como são exemplo a Escola Básica e Secundária, o Centro Escolar, o Centro de Saúde, o Centro Social e Paroquial, o Pavilhão Gimnodesportivo, duas unidades bancárias, farmácia, duas clínicas de medicina dentária, laboratório de análises, posto de CTT, campo de tiro, campo de futebol, entre outras.

Também temos uma boa zona habitacional e zonas de lazer, das quais o Parque Verde, junto à margem do rio Lima, é o mais vocacionado para acolher atividades familiares e de grupo ao ar livre.

Vale a pena visitar esta freguesia e desfrutar do comércio, da bela paisagem envolvente, caracterizada pela proximidade da Serra d’Arga e do Rio Lima e da possibilidade de degustar a típica gastronomia local, tendo também a oportunidade de conhecer o nosso património construído. O Pelourinho, que está localizado nos jardins do Paço de Lanheses, e a Capela do Sr. do Cruzeiro, pela sua fachada tão expressiva e dedicada à Paixão de Cristo, são monumentos de reconhecido valor a nível nacional.

Sejam bem vindos!