Comemoração do Dia da Freguesia de Lanheses, 29 de abril de 2016

A Junta de Freguesia de Lanheses convida todos os lanhesenses a celebrarem o "DIA DA FREGUESIA DE LANHESES", instituído em 2010, que visa comemorar a elevação desta aldeia à condição de vila, concedida por Decreto régio de 29 de Abril de 1793 da  Rainha D Maria I, e onde José Ricalde Pereira de Castro, Chanceler-Mor do Reino, teve influente ação.

Edificio sede da Junta de FreguesiaA comemoração do Dia da Freguesia de Lanheses inicia-se tradicionalmente com a deposição de uma coroa de flores no túmulo dos Ricaldes, na Capela-Mor da Igreja paroquial desta freguesia, em sinal de profundo reconhecimento da influente ação de junto da Rainha para a outorga do concelho com o título de "Vila Nova de Lanhezes.

A sessão solene tem lugar no edifício sede da Junta de Freguesia e, este ano, inclui como tema “O papel da imprensa local no desenvolvimento da freguesia”.

Complementando o tema selecionado para o Dia da Freguesia 2016 inaugura-se uma exposição, dedicada à história da imprensa de Lanheses, nas salas de exposições da sede da Junta de Freguesia de Lanheses.

Inaugura-se também o novo sítio na internet da Junta de Freguesia de Lanheses.

A terminar a comemoração o TAL apresenta a peça de teatro “Ai, Sr. Professor! Amores e desamores de um professor de aldeia.”