Sede da Junta de Freguesia

O edifício onde atualmente se encontra a sede da Junta de Freguesia esteve ao serviço da escola de Lanheses entre 1934 e 2007.

Edificio-sede-da-Junta-de-FreguesiaEdificio sede da Junta de Freguesia

“O projecto inicial desta edificação é da autoria do arquitecto Alfredo Magalhães. Começada a construir em 1929 e inaugurada em 1 de Dezembro de 1934.
A sua arquitectura reflecte sugestões culturalistas do primeiro quartel do séc. XX, com decoração “arts-déco”. Nela se destacam a fachada, telhados vermelhos com beirais ondulados, as fontes, a vedação da cerca e as bonitas ferrarias dos portões.
Caiada de branco, projecta a sua beleza com o nome da escola e os painéis de azulejos – uns, polícromos de motivos florais estilizados e outros, com motivações pedagógicas escolares.”

(cf. brochura “Ecomuseu de Lanheses”, abril 2011)

SecretariaJFPerspetiva da área administrativa

No piso térreo, além da área administrativa, encontram-se a biblioteca/ sala de exposições e o núcleo museológico. No 1º andar, existe a sala das associações, o auditório Gabriel Gonçalves, com capacidade para 80 pessoas, e áreas de apoio.

O logradouro, o pátio coberto, a poente, e a cozinha remetem para o tempo em que o edifício estava ao serviço do ensino.